15/12/2012

A História dos Direitos Humanos



Direitos Humanos! Como os querem se nem os (re)conhecem?
Quando aqueles que são objecto da maior luta e conquista da História humanas, depois de tanto sangue, sofrimento e vidas profanadas, não sabem os seus direitos, liberdades e garantias, pergunto-me como o podem exigir? Como exigir o que lhes é inerente se são ignorantes em relação a si próprios, à sua condição e à do outro seu igual?
Que (r)evolução é esta? Que condição humana é esta que se desconhece a si própria? Saímos já da caverna de Platão ou a caminhada para fora dela é um horizonte longinquo? Da acefalia falante vegetal para o conhecimento consciente do potencial extraordinário humano, quanto ainda nos falta percorrer?
Um vídeo semelhante e melhor traduzido, devia ser passado cada dia em cada escola, em cada casa, em cada local de trabalho, em cada organização política. Devia ser uma oração pelos que lutaram até à Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 pelas Nações Unidas!
Uma educação eficiente para o SER e para a compreensão do HUMANO, urge-nos para a próxima etapa verdadeiramente (r)evolucionária do Homem!

02/12/2012

O EU (IN)VISIVEL

 
Arrogância, prepotência e surdez, são defesas possíveis àqueles que não sabem lidar com a crítica, com a escuta, com o bom senso, com a perspetiva do paradoxo, com a inteligência de natura, com a liberdade e tantos outros tijolos que constroem os diferentes muros das justificações da Persona.

Medo e terror é a emoção-trauma chave, que a criança traumatizada no corpo do adulto, lateja dentro de diversas couraças defensivas.

Quem quer ter e ser visto com estas máscaras? Ninguém!

Problema está na soma de tanta defesa buraco negro transformado em esquecimento na somática física, gerando ignorância transvestida de complexos de engrandecimento e zénites de psicopatias.

O que pode provocar mudança destes comportamentos?
A acumulação de vivências negativas, destrutivas e de Sombra, pessoais ou de meio mais próximo, subconscientes que gritam alertas crescentes até ao insuportável, levando o indivíduo ao encontro de “momentos-gatilho” que geram necessidade de urgentes mudanças, exemplos externos, massivos e de práticas diferenciadoras do indivíduo, conduzindo-o à curiosidade de caminhos de (re)educação.

Hari, @apauls BLOG

14/11/2012

"Acabar com Estado Social é deitar esperança pela janela” - Adriano Moreira



Noticias ao Minuto - "Acabar com Estado Social é deitar esperança pela janela”, entrevista ao Professor Adriano Moreira

Fica a questão... como solidificar o tão necessário Estado Social, numa passarela cada vez mais acéfala, de governantes, sem a mínima noção de gestão de valores, de ética, de moral, de cultura e de respeito pelo legado histórico do país?

Porque acabar com o Estado Social, quando este é a base de crescimento e sustentabilidade da economia de qualquer país? Porque continuamos a assinar a futura morte da Europa  em nome de uma globalização que tem fim à vista?

Reconstruir e edificar uma economia social só é possível no dia em que a maioria dos cidadãos do país decidirem que BASTA, decidirem exercerem ativamente cidadania conscientes do significado da Democracia e do poder de voto eleitoral. 

A esperança é a ultima a morrer no dizer popular do povo, mas parece que ao vendermos a alma aos lo também esta se foi. 

05/11/2012

Revolução Social de Eco-Sustentabilidade

"O poder corta e volta a cortar a erva daninha, mas não pode atacar a raiz sem atentar contra a própria vida. Condena-se o criminoso, mas não a máquina que o fabrica, tal como se condena o toxicodependente mas não o modo de vida que cria a necessidade de consolo químico e a sua ilusão de fuga. Assim, liberta-se de responsabilidade a ordem social que lança cada vez mais gente para as ruas e para os presídios e que gera cada vez mais desesperança e desespero.
A lei é como uma teia de aranha, feita para apanhar moscas e outros pequenos insectos, e não para impedir a passagem aos bichos grandes, demonstrou Daniel Drew; e há mais de um século, José Hernández, o poeta, tinha comparado a lei à faca, que nunca fere quem a manuseia. Mas os discursos oficiais invocam a lei como se a lei fosse feita para todos e não apenas para os infelizes que não podem contorná-la. Os delinquentes pobres são os vilões do filme, os delinquentes ricos escrevem o guião e dirigem os actores.
Noutros tempos, a policia funcionava ao serviço de um sistema produtivo que precisava de mão-de-obra abundante e dócil. A policia castiga os sornas e os seus agentes metiam-nos nas fábricas a golpes de baioneta.
Assim a sociedade europeia proletarizou os camponeses e pode impor, nas cidades, a disciplina do trabalho. Como pode impor-se, agora, a disciplina da desocupação? Que técnicas de obediência obrigatória podem funcionar contra as crescentes multidões que não têm emprego, nem nunca o terão? Que fazer com os náufragos, uma vez que são tantos, para que os seus bracejos não ponham a balsa a pique?"
Eduardo Galeano, escritor, jornalista, Uruguai
Existem obviamente soluções.
 
O modelo para a era industrial esgotou-se e não tem saída a não ser outra revolução - a (re)evolução para a eco-sustentabilidade social!
 
A longo prazo é certo, mas não se constrói uma revolução social de sustentabilidade e empreendedorismo, de um dia para o outro.
Estaremos dispostos a não permitir que este peso nos leve a todos ao fundo e reverter a situação mesmo que isso contradiga os rumos que hasteamos até agora?
Hari
 
 
 

04/11/2012

O futuro nas nossas mãos


A frase obriga a reflexão, não só dos governantes mas também do povo que os elegeu, sendo ambos face da mesma moeda.
Que destino queremos construir no mundo, nos nossos países, com as mãos de todos e não só de alguns? Não é isso Democracia, o sistema ideológico mais equitativo experiemntaado até hoje?
A reflectir, pois o futuro constrói-se hoje, em cada acção e bom exemplo que formos.
Paula Salgado

03/11/2012

Quem Paga o Estado Social em Portugal?



 
Quando o povo se apercebe que o grande problema social das politicas tem origem na sua falta de cultura, intervenção e participação activa nas mesmas políticas, as propostas de debate começam a surgir.

Este livro, é apenas um dos muitos exemplos concretos que estão a gora a surgir, das diversas fracções de um parto adiado desde a instauração da democracia em Portugal.

Algo de muito bom esta crise contêm: a evidência da urgente necessidade dos cidadãos exercerem os seus deveres e direitos cívicos, de criarem plataformas eficientes de regulação dos políticos que elegeram.

Porque os países com maior índice de corrupção, têm os sistemas democráticos mais bem organizados, gerando riqueza e sustentabilidade social? Porque os cidadãos participam activamente, local e globalmente na construção de politicas de qualidade de vida para as suas sociedades.

O que faz o nosso povo diariamente e comprovadamente, em prol da cidadania local, regional, do país? Onde está o registo cívico da participação activa dos deveres obrigatórios de cada cidadão que quer ter os seus direitos mantidos?

Pois é! Delegaram os seus poderes no povo que elegeram e viraram costas às práticas de transparência, ética e responsabilidade que lhes compete regular, com lei cumprida a rigor, para com esses eleitos por eles.

Um politico não é mais que um cidadão de pressuposta competência profissional comprovada, que serve os interesses do cidadão, devidamente pago pelos seus impostos.

Não se regula e exige profissionalismo, responsabilidade e honestidade, a um trabalhador que admitamos nas nossas casas e empresas?

Então porque deixámos durante 38 anos esta responsabilidade civil por cumprir, deixando a monte, a saldo, os nossos bens, o património de cada português, serem administrados sem nosso conhecimento e co-responsabilidade?

Há uns anos perguntei a um condutor de táxi, depois de pacientemente o ouvir queixar-se dos políticos e de diversas acusações de voz corrente, se quando ele recebia o ordenado o entregava ao vizinho para ele e a família dele, administrarem a sua vida durante o mês. Se ele metia nas mãos do vizinho, a responsabilidade de gerir o que comia, o que vestia, o que devia fazer, a educação dos seus filhos, a gestão da sua própria familia. Disse-me que não, que nunca tinha pensado na politica e nos políticos dessa maneira. Passou o resto da viagem a fazer-me perguntas sobre como e onde devia participar civicamente e a dizer-me que eu tinha razão.

Infelizmente, a razão dos outros não paga a divida que tenho e que temos de pagar das suas/nossas irresponsabilidades, da sua/nossa ignorância e inconsciências, do seu/nosso não querer saber do que se passa no país Portugal que ele próprio paga e é responsável.

Propalei durante mais de vinte anos que iriamos chegar a esta situação, era inevitável. Uma social democrata perigosa, contra  o sistema e os seus agentes ditos democráticos. Infelizmente, as práticas "democráticas" de muitos destes agentes, estão por prestar contas à justiça por corrupção, por delapidação do estado que somos, andam ou deveriam andar de pulseira electrónica e no minimo, deveriam retratar-se e ter vergonha, nunca mais pondo os pés no país que roubaram e que deixaram sem futuro para todos nós.

Mesmo com a dolorosa frustração de anos a falar para "bonecos" de ambos os lados - eleitores e politicos, herdei agora a satisfação de saber não ter sido em vão a bandeira hasteada da coerência e o preço altissimo pago por ela, facturada pelas "empresas" pessoais desta juventude que andou inconscientemente deslumbrada a adiar a construção do ideal democrático.
Assisti durante anos à colocação automática de rótulos em pessoas que se atreviam a dizer NÃO ao sistema, a ter voz crítica de muitos alertas evidentes.

Infelizmente, os rótulos são apenas meios fáceis de catalogarmos a irresponsabilidade e ignorância abissal que nos assiste, de não mexermos no que obviamente nos incomoda e sabemos estar mal, no que teimamos em ignorar e não assumir como trabalho de casa, como educação pessoal e civica, na prestação evidente que todos - rigorosamente todos, temos uns para com os outros.

É tempo de acabar com as inuteis justificações de capitalismos, comunismos ou outros "ismos" separatistas dos interesses que são comuns a todos nós e que aqueles que elegemos tem obrigação de cumprir ou de prestar contas pelo seu incumprimento.

Pagamos o preço da nossa falta de cultura cívica com os resultados da crise, seja ela nacional ou global, comprovando assim que o estádio de maturidade da nossa espécie ainda não foi atingido.

Caminhamos com a ajuda desta e de outras crises consequentes, cujas faces primárias aparentes são terríveis, dolorosas, mas que se mostram verdadeiras mestres pedagogas, para a aprendizagem activa da excelência do nosso potencial humano.

É necessário agora um bom exame de consciência, um bom exercício de humildade em cada um de nós, para que as lições desta dantesca crise global nos ensine realmente o que não soubemos nem quisemos aprender até aos dias de hoje.

Estamos pois, dolorosamente no bom caminho.
Paula Salgado

02/11/2012

Águias


 
"Em troca da grandeza terrena
a falsa sociedade dos homens
os bens celestiais evapora."
George Chapman, poeta inglês, dramaturgo
 
Vã a matéria, puros os sonhos e o poder de os criar com desapego.
Perante o inevitável abismo, fica a escolha: ousar e confiar que somos águias ou a queda (in)util de um anjo ao rastro da serpente?
Ambas têm a marca do homem que viveu ou apenas existiu.
Certo é para a natureza a absorção do que sempre foi seu - ao pó a leveza do éter e neste o todo numa só letra.
Harimahal, Paula Maria Salgado, "Diários"

30/10/2012

Histórias do corpo




Corpos de sincronia harmónica - Ludivine Furnon e Charrat Martin, duo Osmose.



29/10/2012

SOS PLANETA


 
Quantos elementos do planeta terão de continuar a ser delapidados, saqueados ferozmente?
Quantas espécies continuarão a ser mortas e utilizadas para um mundo económicamente insane?
Quantos biliões de seres humanos vão sofrer o inqualificável horror da indignidade e da miséria para alimentar a máquina trituradora dos insaciáveis exploradores de riqueza?
Resta-nos aguardar que a inteligência do inconsciente colectivo e a natureza cumpra a sua parte, cumprindo nós também a nossa em prol da reeducação desta barbárie.
Hari

27/10/2012

Leonardo Boff fala de Jung e Espiritualidade, video 1



Excelente visão de um dos maiores mestres da teologia cristã e psicólogo da actualidade que nos fala de outro grande homem da psicologia - Carl Gustav Jung.

Aulas de excelência que nos ajudam a descobrir a nossa identidade e valores!

Hari

23/10/2012

Stephen Hawking: Grandes questões sobre o Universo (parte 2/2)




Grandes pensadores, homens inspiradores, exemplos que ficam na História viva da Humanidade.
Stephen Hawking, um cientista cuja refererência amplia os limites da possibilidade humana no universo.
A (re)ver!

20/10/2012

Filhos de Deus ou de um Diabo qualquer?




Embora passiveis de sermos influenciados, contaminados, manipulados, a decisão de sabermos quem somos e o valor que temos, é sempre nossa.
Sair da "matrix" tem custos - sim, altos! 
Continuar nela, significa termos uma vida que não foi vivida - enganamo-nos com o tempo desperdiçado enquanto caminhamos para a morte!
Quem somos?
O que fazemos aqui?
Para onde vamos?
Como queremos viver?
Perguntas fundamentais para apostarmos na excelência que somos e querer vivê-la em pleno.
A escolha é sempre sua!
 

12/10/2012

Motor Solar Ecológico




Alternativas económicas, ecológicas e sustentáveis, são cada vez mais o futuro global das sociedades mais conscientes e responsáveis.
A internet e as redes sociais criaram a maior rede de ensino prático jamais conseguida. A informação está ao dispôr das populações locais, as matérias para a criação de produtos alternativos são cada vez mais fáceis de adquirir e aprender a reciclar, os educadores têm maior facilidade de execução e capacidade de abranger maior numero de pessoas, criando uma verdeira rede de inter-sustentabilidade económica.
Os países do norte da Europa, apesar da riqueza que possuem, são os maiores criadores e construtores de eco-sustentabilidade e poupança de recursos.
As condições climatéricas e de biodiversidade que possuimos, dão-nos vantagens óptimas que só temos que pôr em prática.
Hari
 

Gerador Magnético de Energia Infinita




A preservação do meio ambiente está na cultura e educação do cidadão!
E se a energia usada no planeta for a mais util e menos lesiva até agora conhecida, estando realmente ao dispôr da qualidade de vida de cada ser que o habita?
E se ainda gerar eco-sustentabilidade e riqueza económica para todos os habitantes da terra?
Engenheiros, cientistas e inventores, são educadores que precisamos em massa, para a salvação do meio ambiente!
(Re)Evolução, uma aprendizagem a percorrer! 

11/10/2012

Inconsciente coletivo na gestão de pessoas, vídeo 1



Tema de formação activa para a liderança gerida por pessoas pro-activamente responsáveis pelas dinâmicas de crescimento das empresas e organizações regidas por valores humanos!
 
Os restantes videos deste documentário encontram-se disponíveis no Youtube!
 
 
 
 

30/09/2012

EQUIDADE E VALORES

 
Se tivesse havido uma verdadeira educação cívica após o 25 de Abril, a ensinar-nos o que era a Democracia, para nos integrar dentro dos seus deveres e direitos, sabendo que quere-la como regime politico, significa fazer dela a nossa casa, a nossa vida, os nossos melhores hábitos, nunca poderiamos ter os jovens rapazes, ditos "politicos" que tivemos, e nunca poderiamos ter gerações tanto destes como do povo, a operar na acefalia e ignorânia, sujeitos ao molde da distorção e inversão de valores que norteiam o contrário da construção das Democracias!
Face a isto, é óbvio que o ajustamento e novo posicionamento, causará muita turbulência, incómodos e ranger de dentes - mais vale tarde que nunca! Haja coragem e humildade para saber aprender o que não foi ensinado!
A meu ver, tanto a cidadania participativa, activa e integrativa, assim como a base sólida de uma Democracia efectiva, passam pelos educadores. Estes precisam de ser a sua vocação e missão, não permitindo que pseudo-valores se sobreponham ao que sabem ser o chão do futuro.
Sem lucidez, bom senso e amor ao que se faz, não é possivel educar. E o grande problema dos povos tem precisamente a ver com a sua educação, com a aprendizagem do conhecimento de quem se é, do ter respeito por si próprio, pelos outros, pelo meio inteligente que nos acolhe com tanta generosidade.
Esse é o principio da igualdade e da construção de sociedades verdadeiramente humanistas!
A inversão dos valores começa quando temos adultos imaturos, desestruturados, a precisarem de balizas de educação, a (des)educarem crianças e jovens para o futuro.
Que futuro? Que educação, se nem eles a têm? Impossivel!
Diria que precisamos de militantes para o exercicio, diria mesmo um enorme exército, para a Educação! E, aí sim, podemos ter futuros líderes conscientes, responsáveis, éticos, humanos, bem cientes que a sua igualdade constrói a igualdade dos outros, que a sua excelência é a excelência do meio que afecta!
Sem isto queridos amigos, somam-se argueiros e olhos cada vez mais cegos. É o que temos mas não o que somos! Podemos construir, mesmo que com muito esforço e perdas inerentes, um futuro diferente!
Paula Salgado

29/09/2012

EQUINÓCIO 2012 - TONGOBRIGA, PORTUGAL



Portugal tem paisagens deslumbrantes, de serras e montanhas quase desconhecidas, com uma das preservadas biosferas mais ricas de todo o mundo.
O nosso país detêm a força das suas raízes ancestrais, da sua História e da sua terra, como capital incomensurável, estando agora nas mãos de todos nós, o trabalho de o valorizarmos, transformando este potencial em valor social e económico.
Um país que todos os portugueses terão orgulho de abrir portas, acolher e oferecer, a todos os que quiserem conhecer a sua riqueza.
A imagem e marca Portugal, refaz-se com a vontade e o esforço de todos os seus cidadãos.
Fomos uma força que conquistou o mundo e hoje estamos espalhados em todos os continentes.
A mesma força de acreditar e de saber a terra que somos, levar-nos-á à conquista de novos paradigmas que cumpram um bom propósito para o mundo!
Vídeo da empresa Longomai, que está de parabéns pela iniciativa que levou mais de 200 pessoas a juntar-se para a passagem do Equinócio de 2012, nas montanhas do Douro!
http://www.longomai.pt/#/Home

Paula Salgado

15/09/2012

Medina Carreira e Paulo Morais - "Corrupção"



Um debate para reflexão, análise e decisão das acções que apenas dependem do poder activo e participativo de cada cidadão. Do exagero ao laxismo, da responsabilidade ao bradar sem acções consequentes, da irresponsabilidade do não uso do poder do cidadão a uma educação urgente para a Cidadania!
Paula Salgado

06/09/2012

I Gotta a Feeling, dos Black Eyed Peas



Hoje, voltamos a "i gotta a feeling", pois sentir, mobilizar persistentes intuições, po-las em movimento em equipa e cooperação com a multidão que somos, é paixão e pura inspiração!
A força de acreditar move montanhas. A força para vencer o que é necessário para construir os nossos sonhos também - há que persistir até que a alegria nos toque, dinamize e faça dançar cada célula, com o todo na única direcção que sabemos partícula de todos!
"Let's do it", pois os deuses caminham à frente!
Hari

04/09/2012

Portugal está a arder!

 
Foto: O que a maior parte de nós não tem competência nem coragem para enfrentar. Julgo que seja uma foto tirada no ultimo grande incêndio do Algarve - não consegui identificar o autor.
A formação cívica devia ser obrigatória.
A formação cívica devia começar na escola primária, sendo actualizada a formação durante a vida activa do cidadão.
Anualmente, deveria ser obrigatória, a prática de voluntariado da formação actualizada, com vista à aquisição de experiência no terreno.
Quando o país se depara com situações de emergência - hoje, por exemplo, com os incêndios nos diversos pontos do país, todos os membros ligados às forças armadas e de segurança, assim como os cidadãos activos, deveriam estar em serviço e escalonados,  para lado a lado, combaterem o flagelo que são os incêndios em Portugal.
Quanto às consequências  e ganhos desta desgraça, assim como ao que permite que ocorra, sem grande penalização, é outra análise, que mais dia, menos dia, terá que passar do papagueio para a prática, nem que seja quando os cidadãos locais resolvam em desespero, exercer o que é de bom senso e de bem estar comum à comunidade.
Assistimos ao longo deste ultimo ano, ao confrangedor e lastimável apelo destes soldados da paz, para que lhes fossem concedidos meios para um trabalho mais eficiente, mais seguro, com a qualidade, vamos dizer mínima, que cada quartel e corpo de bombeiros, necessita de ter, para realizar o seu trabalho.
Não há dinheiro - todos sabemos. Mas também não há como pagar as consequências de o não mobilizar para estas situações de defesa do país e dos seus cidadãos. Sai muito mais caro pagar os efeitos das florestas ardidas, das casas incendiadas, das vidas perdidas que não têm sequer preço e que, por exercício de inconsciência, pomos estes bastiões e últimos exemplares da cidadania efectiva, a enfrentarem desnecessariamente.
Dei comigo a pensar como  é isto possível, depois de hoje à noite, vinda de Sintra, deparar com a cidade repleta de carros patrulha da PSP, dezenas de policias em operações stop. etc.
Terão os incendiários fugido para a cidade? Ou deveria a cidadania estar a combater estes incêndios, ao lado daqueles que um dia destes nos mandam às malvas, arranjam outro emprego, porque não estão para aturar as condições miseráveis que tem de enfrentar para salvar os que os deveriam salvaguardar?
Há de facto muito para fazer como cidadãos!
Em marcha!
Paula Salgado

30/08/2012

Dionísios Aeropagita ou a transcendência dos opostos

 
"Todo aquele que ama a verdade transcende toda a verdade - o princípio da deidade, situado além da substância e do bem - não ousará louvá-lo como razão ou poder, como vida ou essência, mas situá-la, de preferência, onde está excluída e superada qualquer forma de ser, qualquer movimento, vida, imagem, opinião, expressão, enfermidade, unidade... em poucas palavras, tudo o que pertence ao ser."
Dionísio Aeropagita, textos aeropagíticos - filósofo grego, século V
 
Existe controvérsia na datação dos textos, sendo por alguns apontados no I século. Desde a era cristã, textos e autores, foram alterados, através da História, de acordo com os poderes religiosos, tornando hoje, mesmo aos melhores pesquisadores, dificil a tarefa de identificação.
 
Ao reler alguns trechos de Dionísio, deparo-me com a mesma simbólica que ainda hoje faz parte da busca de uma terceira via que unifica todos os opostos.
 
Hari

29/08/2012

ActionCOACH Portugal



Esperamos que tenham tido um Verão cheio de descanso e ideias para retomar o trabalho rumo ao sucesso!
As academias para a excelência e êxito vão começar - anote na sua agenda.
Gostaríamos de vos relembrar que a Academia de Negócios vai rec...
omeçar depois de umas merecidas férias, nas instalações da Rua Mouzinho da Silveira, já no próximo dia 4 de Setembro, às 19h00, como é habitual.
Faça parte desta equipa que ajuda dezenas de empresários portugueses a alcançar as suas metas e a construir assim um país que pode ser melhor!
Melhores líderes, melhores executivos, melhores empresários!
A aposta numa aprendizagem que nos abre horizontes de esperança, ajudando-nos em novas estratégias e posicionamentos que nos direccionam para os nossos melhores sonhos e projectos.
Paula Salgado 

27/08/2012

Jean-Yves Leloup

 
"Aquele que se abriu, nem que fosse durante um instante, para a vastidão do incriado, já é mais vasto do que o encadeamento das vidas e das mortes."
Jean-Yves Leloup

Há que ousar, confiar nessa ousadia, nesse risco de criar o novo, aquilo que os "cegos" ainda não podem ver, para que quando vejam, possam ter um chão de alegria, onde se sintam em casa e continuar o trabalho inciado por aqueles que foram à sua frente, mostrando-lhes que é possivel um outro horizonte.
 
Hoje, no encontro daqueles que vem por bem, fica-me a grata consciência de que nada está nas minhas mãos. Nelas apenas a acção humilde de quem sabe precisar de cumprir a sua parte.
 
Hari

26/08/2012

TRANSMUTAÇÃO

Ilustração do livro de Johann Daniel Mylius, publicado em 1622, "Philosophia Reformata"
 
O que realmente importa para a evolução humana e para a informação que damos ao cosmo, é o melhor que fazemos, transcendendo para além do bem e do mal quotidianos.
A evolução das espécies - cada dia que passa as novas descobertas da neurologia comprovam-no, ocorre no momento quântico da descoberta possivel da superação, de um outro horizonte até então desconhecido, transmutador do passado, abrindo novas estradas de informação à sistémica de todos os organismos vivos.
Errar é inerente ao processo de aprendizagem, assim como experimentar e perceber o oposto deste lado sombrio. É deste modo que obtemos o ponto de transmutação, a porta para uma outra compreensão do multiverso que nos integra.
Assim há que em cada dia fazer algo que redescubra o nosso potencial, esculpir a pedra bruta que contêm a singularidade e beleza da expressão de vida de cada ser humano.
Dar o nosso melhor, para lá do bem e do mal, é persistir e apostar na biblioteca genética do universo e em sermos co-criadores de novas possibilidades.
Harimahal
 
"...a evolução é basicamente aberta e indeterminada. Não existe meta ou finalidade nela e, no entanto, há um padrão reconhecível de desenvolvimento. Os detalhes desse padrão são imprevisíveis por causa da autonomia que os sistemas vivos possuem em sua evolução, assim como em outros aspectos de sua organização. Na visão sistémica, o processo de evolução não é dominado pelo "acaso cego", mas representa um desdobramento de ordem e complexidade que pode ser visto como uma espécie de processo de aprendizagem, envolvendo autonomia e liberdade de escolha."
in "Ponto de Mutação" de Fritjof Capra, escritor, professor, cientista e investigador em física teórica.

24/08/2012

Acção


"Uma formiga em movimento faz mais do que um boi a dormir." - provérbio popular mexicano

Além de dormir que é util à reposição quimica celular humana, o desperdicio de tempo está no falar inconsequente das ideias, dos julgamentos e criticas dos outros, nos pensamentos/emoções que deambulam sem controlo do passado para o futuro, fazendo do ser humano uma caixa de tv ou de sonhos ambulante, que como o vento deambula com o lixo informativo das suas emoções destrutivas, matanto o tempo real de vida.
Sonhos trabalham-se de modo a serem a matéria visível do seu criador!
Hari

22/08/2012

QUEM SOU

Pintura a óleo de Valcir Costa, "Conhece-te a ti mesmo", 2004
 
"Os outros, por mais próximos que sejam, nunca nos vão conhecer, se nós próprios não sabemos quem somos realmente e não agimos em função dessa sabedoria."
Harimahal



Mihaly Csikszentmihalyi: Êxtase e a arte de saber fluir



O livro "Fluir", como o vídeo em cima, está editado e traduzido para português.

Vale a reflexão até pela presença do pensamento analítico intemporal de Carl Jung.
Hari

18/08/2012

WHD 2012 - World Humanitarian Day: Saving lives, staying alive



Os dias comemorativos são infimos lembretes à nossa responsabilidade social. Esta precisa de fazer parte do nosso dia a dia, como o respirar, pensar e satisfação das necessidades básicas que devem ter como objectivo o gozo maravilhoso da vida humana em crescente qualidade e ventura.
Alguns desenvolvem a tempo inteiro, trabalho nas áreas sociais de inter-ajuda, outros apenas algumas horas. Destes dois todos somos beneficários, mesmo que nos incluamos neste grupo. A questão premente que se coloca a uma sociedade dita global, é que ela, no seu todo, precisa de contribuir e agir, da mesma forma dos seus gastos em recursos, para o bem maior da comunidade.
Esta é uma convocatória à formação cívica de todos para com todos, sem excepções, justificações ou juízos que dividem os ainda mais fragéis no exercício da cidadania plena.
Em cima, um vídeo de apelo aos ainda flagelados pela nossa ignorância e indiferença social.
Hari 

Modelos sustentáveis de bairros sociais



Com pouco se faz muito, quando existe boa vontade e responsabilidade comunitária!
É preciso educar para a prática da sustentabilidade, para a reciclagem, para o respeito ao meio ambiente e ao outro, para a estética, para as artes, para o empreendedorismo social. Esta é a única resposta à agressividade erosiva da economia de consumo, que apenas visa o lucro, esquecendo-se das necessidades essenciais do ser humano e da sua natural evolução!
A educação precisa de liderar a instrução, dando-lhe directivas que estejam realmente ao serviço da humanidade.
Como podemos ver neste vídeo de exemplo, fazer melhor e o que muitos dizem de impossivel, é um desafio que apenas está no nosso querer e boa vontade!
Hari

17/08/2012

Los Vivancos - Flamenco



Flamenco, património imaterial da humanidade!
Este grupo fora de série, vai estar em Lisboa ainda este ano.
A ver com ganas de dançar as nossas origens remotas!
Hari

www.losvivancos.com

13/08/2012

Excelência


Casos como estes existem para exemplo da capacidade humana.
Se gente como o desta foto, torna os seus sonhos possiveis, vai à luta conseguindo-os, qualquer ser saudável, em cooperação uns com os outros, pode mudar o que não quer mais na sua vida, na nossa sociedade, no nosso país.
Haja de facto vontade para erradicar a vitimização e a indiferença social.
Em cooperação e inter-ajuda, podemos conseguir os nossos objectivos e sermos ícones de motivação para a comunidade.
A mente, mente! E na compra das diferentes ilusões, caminhamos como se fossemos condenados de um deus qualquer!
Borracha e caderno novo, para apagar e reescrever a capacidade que temos, de construirmos os nossos sonhos e projectos de vida!
Hari

12/08/2012

Pensar Grande


Leva tempo a educar o cérebro para filtrar os pensamentos positivos, motivadores, que de semente se tornam árvores e florestas vivas dos nossos melhores sonhos.
O tempo dessa aprendizagem somos nós que delineamos com as decisões que tomamos em relação à nossa vida, ao queremos para ela, como queremos gastar cada minuto dos nossos dias.
Em Coaching e PNL, criamos metas e agenda de trabalhos de acordo com o desejo de cada individuo, de cada empresário, de cada changemaker.
Aprendi que o tempo que gastei não volta nunca mais, de modo que preocupar-me com o que aconteceu no passado, mesmo mais recente, não vai mudar o meu presente nem o meu futuro. Só cada agora, cada decisão no presente, pode mudar cada momento no presente, pois agora, dei-lhe chão e possibilidade de crescer.
Um treino para a qualidade do nosso potencial e para a qualidade das nossas vidas, é uma das apostas mais fortes que cada familia, cada empresário, cada governante, pode fazer pelos que ama, pelos que quer liderar.
Aos cinquenta anos, sem as referências de base, da infância e do meio que nos enforma, ainda albergamos velhos padrões inconscientes que minam os nossos projectos, as nossas acções e intenções de realização, trazendo muitas vezes, velhos fantasmas que se alimentam do crédito que demos às nossas impossibilidades. A arte da atenção, no meu caso, foi e é, uma tarefa árdua, de educação e treino permanente.
O desejo de implementar um projecto de educação constante, dos quatro anos até ao fim da vida, surgiu da longa aprendizagem que fui fazendo, do tempo que aprendi a disponibilizar para o foco das minhas metas.
No mundo inteiro, surgem agora pessoas com uma outra vertente educativa, mais prática, mais lógica, mais actuante e eficiente.
Esta é uma das grandes disciplinas educacionais que o presente e o futuro nos oferecem.
Este video chamou-me à atenção, pelo título e pela experiência que hoje tenho de não permitir que os pensamentos derivados do fracasso, criem raízes num dos órgãos mais extraordinários que existem - o cérebro humano!
Hari

11/08/2012

Hoje


Do coração parte a maior demanda humana:
ser movimento ajustado com o universo e o planeta que nos dá suporte de vida!
E para isso, precisamos da regra dos três "R"!
Se não cuidarmos do ambiente, como pode ele cuidar de nós?
Hari

RSA Animate - Language as a Window into Human Nature

08/08/2012

Paglaya

AMOR

O abandono só acontece pela ausência do saber amar.
O amor não abandona - liberta, ficando oração viva no coração de quem fica e benção para quem parte na sua liberdade!
Hari

07/08/2012

Bertolt Brecht e a previsibilidade do futuro


































Hoje, fique
Que as palavras se vivifiquem nas sociedades, que passem a ser a prática em vez de uma razão sentida, perdida nas nossas memórias.
Hari
 
"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Bertolt Brecht (1898-1956)

06/08/2012

Ousar, perdendo todos os medos


Lembram-se deste comercial?
Por aqui, é assim que estamos!
Verdadeiramente destemidos e arrojados!
O presente e o futuro é totalmente NOSSO!
Hari

05/08/2012

Motivação e equipas eficientes

A nossa prepotência e fantasia de cegueira, não se digna a aprender com a inteligência mais elementar e que está bem à frente dos nossos olhos, bem dentro das nossas casas - somos animais deveras inteligentes que usam estratégias eficientes para a comunidade que integram? 

Não, ainda somos totalmente incongruentes e ainda estamos de costas voltadas para a saída da Caverna de Platão.

A maior parte das pessoas e empresas com que colaboro, não mostra sensibilidade nem humildade, para a tão necessária aprendizagem de base - essencial, que os conduza realmente ao que propagandeiam e que, no mínimo, é uma soma de incoerências que os leva e evidencia no oposto da sua expressão.

Escola Básica para a Congruência Eficiente, é necessidade urgente para a aldeia global!


04/08/2012

CONVIVÊNCIA ou a negação dela



Social ou associal?
A sabedoria da aceitação das massas ao diferente ou a ignorância e a maldade que pseudo-defende a espécie ignara? 
Evoluindo com a risada de Deus!
Hari

23/07/2012

Aboriginal Dreamtime Story



Significando memórias celulares, tão antiga como a Terra e as estrelas que a circundam.
Casa, amada casa!
Hari

19/07/2012

Leonel Brizola e o negócio da vergonha



"Estou pensando em criar um "vergonhódromo" para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder se esquecem dos compromissos com o povo."
Leonel Brizola

No meu espírito de empreendedorismo social, aceito sócios para esta empresa lúdica. O plano financeiro garante uma receita muito alta, pois a vergonha e a politicaria precisam de espaço próprio para diversão do povo. 
Temos de arranjar aqui algo que nos distraia para além dos televisivos, do futebol e similares opiácios.
Aposto neste negócio... hummmm! Cheira-me a negócio com futuro!
Hari

02/07/2012

Comunidades

Foto de Rosemary Nugent em Geelong West Community Garden

Do futuro nada esperes que não seja o melhor que pratiques.
Se os momentos tiverem o foco da nossa atenção para a oportunidade de boas práticas, somos obreiros do futuro que até agora não soubemos construir!

Cada vez mais é necessário que as populações se envolvam no trabalho local de forma comunitária - um bairro, uma aldeia, uma vila, uma cidade de todos e para todos, numa reorganização eficaz de bem estar e crescente qualidade de vida.
A crise convoca esse trabalho, podendo então ser um salto para uma prática populacional deveras humanitária e social.
Na foto, um exemplo de inter-ajuda e cooperação, construindo na comunidade o melhor que nela queremos ter!
Tenhamos um excelente dia!
Paula Salgado

09/06/2012

Respeito e responsabilidade



Regra dos três "R":
Respeito por si mesmo;
Respeito pelos outros;
Responsabilidade pelos nossos próprios actos.

Acrescento:
Transparência, Sobriedade, Ética, Sustentabilidade, Equidade, Humanismo.
Se alguns dão já este exemplo de vida, fazendo a diferença no mundo, todos nós podemos aprender estes valores e fazer deles prática diária, ajudando a construir um novo paradigma social humano.
Utopia?
Não!
Sonhamos, acreditamos e edificamos obras para as gerações vindouras!
Hari

28/05/2012


E assim passamos do individualismo e da estreiteza dos "ismos", para uma construção de maturidade e auto-responsabilidade.
O mundo que me rodeia, mais ou menos próximo, é a devolução de quem estou e do que ainda me afecta por grau e distância!
Hari

Cartoon do Facebook, Humor Inteligente

07/05/2012

LEITURAS INTERCALADAS ENTRE HENRY THOREAU E LEONARDO BOFF



Por vezes, revisito livros e escritas que me pautam, que me ancoram a visão e a consciência. Na mesa de cabeceira vou guardando autores de inspiração, de ética, de valores que nos despertam um outro olhar, que nos cimentam as boas práticas diária de vida.

Entre o livro de Leonardo Boff - "Sustentabilidade", fica o de Henry David Thoreau “Desobediência Civil". Lembro-me de uma passagem, tão actual como a da época da sua publicação em 1848:

"Desta forma, a massa de homens serve ao Estado não na sua qualidade de homens, mas sim como máquinas, entregando os seus corpos. Eles são o exército permanente, a milícia, os carcereiros, os polícias, posse comitatus, e assim por diante. Na maior parte dos casos não há qualquer livre exercício de escolha ou de avaliação moral; ao contrário, estes homens nivelam-se à madeira, à terra e às pedras; e é bem possível que se consigam fabricar bonecos de madeira com o mesmo valor de homens desse tipo. Não são mais respeitáveis do que um espantalho ou um monte de terra. Valem tanto quanto cavalos e cachorros. No entanto, é comum que homens assim sejam apreciados como bons cidadãos. 

Há outros, como a maioria dos legisladores, políticos, advogados, funcionários e dirigentes, que servem ao Estado principalmente com a cabeça, e é bem provável que eles sirvam tanto ao Diabo quanto os clones de Deus, claro que sempre imbuídos de boas intenções, pois raramente se dispõem a fazer distinções morais. 

Há um número bastante reduzido que serve ao Estado também com a sua consciência; são os heróis, patriotas, mártires, reformadores e homens, que acabam por isso necessariamente resistindo, mais do que servindo; e o Estado trata-os geralmente como inimigos. 

Um homem sábio só será de fato útil como homem, e não se sujeitará à condição de "barro" a ser moldado para "tapar um buraco e cortar o vento”; ele preferirá deixar esse papel, na pior das hipóteses, para as suas cinzas:

"A minha origem é nobre demais para que eu seja propriedade de alguém. Para que eu seja o segundo no comando ou um útil serviçal ou instrumento de qualquer Estado soberano deste mundo"

Fiquemos com o coração, pois é este que dá ritmo ao pensamento!

Hari @maripauls BLOG 



Dr.David Servan-Schreiber - Cancro, uma cura possivel?



 Li o livro quando saiu, por recomendação de uma médica portuguesa e vou acompanhando o que se tem desenvolvido em redor do trabalho deste médico.
Em Portugal já existem profissionais na área da Saúde a aplicar o método, tanto para prevenção como para remissão da doença, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos que foram ou estão permeáveis a esta doença.
Um tema recomendado para uma época em que somos sujeitos a todo o tipo de agressões quimicas e metodos de vida anti-natura!
O Dr.David Servan-Schreiber morreu em 2011, depois de anos de tréguas e controlo sobre um tumor maligno cerebral que o levou à investigação durante anos da doença.
O legado que deixou é um legado para todos os investigadores e prestadores de serviços de Saúde.
Um livro a ler. Recomendo também a pesquisa nos diversos artigos e documentos que escreveu.
Hari

06/05/2012

Clarisse Lispector


"Sou um objecto querido por Deus.
E isso me faz nascerem flores no peito. Ele me criou igual ao que escrevi agora: 'sou um objecto querido por Deus' e ele gostou de me ter criado como eu gostei de ter criado a frase. E quanto mais espirito tiver o objecto humano mais Deus se satisfaz.
Lírios brancos encostados à nudez do peito. Lírios que eu ofereço ao que está doendo em você. Pois nós somos seres e carentes. Mesmo porque estas coisas - se não forem dadas - fenecem. Por exemplo - junto ao calor de meu corpo as pétalas dos lírios se crestariam. Chamo a brisa leve para a minha morte futura. Terei de morrer senão minhas pétalas se crestariam. É por isso que me dou à morte todos os dias. Morro e renasço.
Inclusive eu já morri a morte dos outros. Mas agora morro de embriaguez de vida. E bendigo o calor do corpo vivo que murcha lírios brancos.
O querer, não mais movido pela esperança, aquieta-se e nada anseia.
(...)
Eu serei a impalpável substância que nem lembrança de ano anterior substância tem."
in "Clarisse Lispector - uma vida" de Benjamim Moser, Editora Civilização

Revejo-me aqui, nos lírios de Deus e no peito que me anima, terra onde Deus os plantou!
Tudo é este desenho de paz e do belo!
Hari

26/04/2012

Life Vest Inside - A bondade e o bem fazer em movimento!



Pura inspiração!
Quando o melhor do espirito e vontade humana são convocados para um dia de boas práticas, pode acontecer que fiquemos contagiados para o resto das nossas vidas e comecemos a operar mudanças como prática constante de vida, como forma de ser, ver e estar no mundo!
xperimente que as práticas do coração o façam sorrir, faça a diferença e, mesmo perante a indiferença e caras fechadas, ouse ser persistente e fazer o que o faz e nos faz sentir bem!

"By living kindly and believing in the inherent good of each individual, change is POSSIBLE!"

É a visão da LIFE VEST INSIDE, uma organização que trabalha o futuro que merecemos!


Hari

17/04/2012

Moonspell e Carminho



Dias há, em que o absurdo é a unica resposta para o caos que se nos apresenta.
Nessas alturas, apetece cantar e deixar o corpo ser apenas corpo movimento, na arte de nada ser - existir no momento!
Hoje, estou assim - corpo movimento!
Hari

07/04/2012

INNOVATION IS US


"A inovação é apenas a inteligência do grupo a divertir-se"
Michael Nolan

03/04/2012

TODOS SOMOS UM - IRÃO, MÉDIO ORIENTE E ISRAEL



Estamos numa encruzilhada da História da Humanidade que requer consciência para a construção e educação de Paz. 
É tempo de acabarmos com a barbárie e interromper o ciclo repetitivo de destruição da biologia magnificente da vida. 
É tempo de acabar com todo o tipo de guerras e de cisões entre os povos.
Já não há tempo para continuar a gastar tempo no jogo das distrações do ilusionismo da divisão!
O futuro do Planeta e da humanidade está agora em alerta vermelho.
Haja, ao fim de milhares de anos de História, bom senso e realmente civilização para revertermos com ações concertadas um futuro de verdadeira sustentabilidade integral para as gerações vindouras!

EVERYTHING YOU LOOK AT IS YOUR BLESSING!

Life is a blessing! Everything you look at is your blessing and your redemption. Because everything I think, believe, see, feel, hear, and e...