15/12/2012

A História dos Direitos Humanos



Direitos Humanos! Como os querem se nem os (re)conhecem?
Quando aqueles que são objecto da maior luta e conquista da História humanas, depois de tanto sangue, sofrimento e vidas profanadas, não sabem os seus direitos, liberdades e garantias, pergunto-me como o podem exigir? Como exigir o que lhes é inerente se são ignorantes em relação a si próprios, à sua condição e à do outro seu igual?
Que (r)evolução é esta? Que condição humana é esta que se desconhece a si própria? Saímos já da caverna de Platão ou a caminhada para fora dela é um horizonte longinquo? Da acefalia falante vegetal para o conhecimento consciente do potencial extraordinário humano, quanto ainda nos falta percorrer?
Um vídeo semelhante e melhor traduzido, devia ser passado cada dia em cada escola, em cada casa, em cada local de trabalho, em cada organização política. Devia ser uma oração pelos que lutaram até à Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 pelas Nações Unidas!
Uma educação eficiente para o SER e para a compreensão do HUMANO, urge-nos para a próxima etapa verdadeiramente (r)evolucionária do Homem!

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.