30/09/2012

EQUIDADE E VALORES

 
Se tivesse havido uma verdadeira educação cívica após o 25 de Abril, a ensinar-nos o que era a Democracia, para nos integrar dentro dos seus deveres e direitos, sabendo que quere-la como regime politico, significa fazer dela a nossa casa, a nossa vida, os nossos melhores hábitos, nunca poderiamos ter os jovens rapazes, ditos "politicos" que tivemos, e nunca poderiamos ter gerações tanto destes como do povo, a operar na acefalia e ignorânia, sujeitos ao molde da distorção e inversão de valores que norteiam o contrário da construção das Democracias!
Face a isto, é óbvio que o ajustamento e novo posicionamento, causará muita turbulência, incómodos e ranger de dentes - mais vale tarde que nunca! Haja coragem e humildade para saber aprender o que não foi ensinado!
A meu ver, tanto a cidadania participativa, activa e integrativa, assim como a base sólida de uma Democracia efectiva, passam pelos educadores. Estes precisam de ser a sua vocação e missão, não permitindo que pseudo-valores se sobreponham ao que sabem ser o chão do futuro.
Sem lucidez, bom senso e amor ao que se faz, não é possivel educar. E o grande problema dos povos tem precisamente a ver com a sua educação, com a aprendizagem do conhecimento de quem se é, do ter respeito por si próprio, pelos outros, pelo meio inteligente que nos acolhe com tanta generosidade.
Esse é o principio da igualdade e da construção de sociedades verdadeiramente humanistas!
A inversão dos valores começa quando temos adultos imaturos, desestruturados, a precisarem de balizas de educação, a (des)educarem crianças e jovens para o futuro.
Que futuro? Que educação, se nem eles a têm? Impossivel!
Diria que precisamos de militantes para o exercicio, diria mesmo um enorme exército, para a Educação! E, aí sim, podemos ter futuros líderes conscientes, responsáveis, éticos, humanos, bem cientes que a sua igualdade constrói a igualdade dos outros, que a sua excelência é a excelência do meio que afecta!
Sem isto queridos amigos, somam-se argueiros e olhos cada vez mais cegos. É o que temos mas não o que somos! Podemos construir, mesmo que com muito esforço e perdas inerentes, um futuro diferente!
Paula Salgado

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.