Paula Maria Salgado @PMS, Stories of Beings of Love in Motion on the Path of the Stars that Dance and Sing the Earth. Travel, Notes, Learning, Experiences, Blessings and Gratitude, from West to East, Sowing, Sharing, Resonating the Paths of the Breath that animates me here on Earth as in Heaven! Diary of a Visionary, Disruptive, Projector and Changemaker of Education for Leadership of Excellence in Human Potential for Conscious, Integral, Efficient and Self-Sustainable Communities!
28/08/2009
Memória corporal
"A nossa identidade é basicamente corporal"
Alexander Lowen
A nossa memória é toda corporal... sem corpo, o Universo guarda-nos a memória naqueles que serão o futuro.
Hari
26/08/2009
BEM-AMADO
Não perdemos nada - nunca!
Apenas somamos e ganhamos, tudo e todos, neste horizonte que nos encontra.
Somamos experiências, acrescentamos espaço e luz à profundidade de ser, ganhamos uma visão interna que abre mundos nas colectas e escolhas que decidimos fazer.
Somos traços artísticos vivos que com finas linhas tece e inscreve telas de cor encriptada numericamente na dança de paixão da luz e do mais cego silêncio que perfila a escuridão.
Enformamos células deste quadro magnífico de beleza viva impermanente, de força atómica que suspende qualquer folego, abrindo os vazios eternos do espanto.
Nada se perde nunca, meu amado!
Tudo é estética que se acrescenta na experiência preciosa de ser vida viva.
Hari, @maripauls Blog
20/05/2009
Cérebro de homens e mulheres é diferente até no nível celular, segundo cientistas espanhóis

"Um quarteto de cientistas espanhóis fez a primeira análise comparativa do cérebro de homens e mulheres com a ajuda do microscópio e concluiu: há diferenças significativas, até em nível celular.
O estudo está na edição desta semana da "PNAS", a revista científica da Academia Nacional de Ciências dos EUA, e mostra um novo caminho para estudar as diferenças de funcionamento entre o cérebro masculino e o feminino.
Há tempos está claro para os cientistas que homens e mulheres têm níveis diferentes de sucesso com relação a certas habilidades. Homens, por exemplo, parecem ser melhores em processamento de informações espaciais, ou seja, ligadas à geometria dos objetos. Já as mulheres ganham de goleada quando o assunto é habilidade de verbalização e socialização.
Como todas essas coisas são feitas pelo cérebro, os neurocientistas sempre esperaram encontrar diferenças entre o órgão em sua versão masculina e em sua versão feminina.
Com efeito, eles já haviam encontrado algumas diferenças, como o tamanho de certas estruturas, visíveis com técnicas de tomografia. Mas observar o cérebro em nível celular nunca havia sido feito, pois obter amostras para colocar sob um microscópio é dificílimo -- são tecidos que se degradam rapidamente após a morte, inviabilizando seu estudo.
Para conseguir os resultados inéditos, a equipe de Lidia Alonso-Naclares, do Instituto Cajal, em Madri, contou com uma ajuda de pacientes epilépticos, que iam passar de todo modo por uma biópsia cerebral (extração de amostra para examinação clínica).
Quatro homens e quatro mulheres participaram do estudo, que envolveu a análise de tecido do neocórtex temporal -- uma região localizada nas camadas superiores do cérebro, abaixo das laterais do crânio.
A constatação foi a de que os homens têm, em geral, mais sinapses -- as conexões que existem entre as células cerebrais -- do que as mulheres nessa região cerebral.
Dúvidas e novas questões
Os pesquisadores admitem que os resultados podem não ser os mesmos em cérebros de não-epilépticos, mas acreditam não haver razão para isso.
Eles também não conseguem dizer, no momento, qual é o impacto da diferença no número de sinapses para o funcionamento daquela região do cérebro. "A porção anterior do neocórtex temporal está envolvida tanto em processos emocionais como em sociais, inclusive na teoria da mente, entre outras habilidades", disse Alonso-Naclares ao G1. "Entretanto, não sabemos qual é o significado funcional de uma menor densidade de sinapses nessa região particular do cérebro das mulheres."
Ou seja, já ficou claro que há diferença na quantidade de sinapses entre homens e mulheres, mas ninguém sabe para que serviria ter mais ou menos sinapses naquela região cerebral.
E os cientistas quase imploram para que ninguém extrapole as conclusões tiradas da análise do neocórtex temporal para todo o cérebro. "Nós aconselhamos o leitor a exercer cautela ao extrapolar os presentes dados para o cérebro inteiro", escreveram os cientistas. "Mais estudos serão necessários para examinar se a densidade sináptica é similar ou diferente em outras áreas corticais."
Subscribe to:
Comments (Atom)
EVERYTHING YOU LOOK AT IS YOUR BLESSING!
Life is a blessing! Everything you look at is your blessing and your redemption. Because everything I think, believe, see, feel, hear, and e...
-
"The death of the seed will be the birth of the trees, and there will be lush foliage, flowers and fruit, and birds will come and sit i...
-
O que não comemos não colocamos na pele, sabendo que esta absorve tudo o que nela colocarmos. Um dos oncologistas mais renomados do Brasil...

